Comece o seu portfólio de Líder de Desbravadores

by - terça-feira, setembro 17, 2019

Fala, Desbravador! Hoje eu trago dicas pra você começar a montar seu portfólio/pasta de líder. No fim do post tem um vídeo onde explico tudo com mais detalhes. Bora!

Antes de tudo, você precisar estar matriculado no Clube de Líderes da sua Região. É de suma importância que você esteja ativo no CDL, senão seu portfólio não será aprovado em sua Missão ou Associação. Então, procure seu diretor, distrital ou regional e saiba como fazer para se matricular no Clube de Líderes. Beleza?

  • TENHA UMA CARTA DE AUTORIZAÇÃO
Para começar as atividades para a construção do seu portfólio você precisa ter uma carta de autorização assinada pelo seu pastor, ancião e secretária da igreja, mostrando que a comissão autoriza e recomenda que você inicie a classe de líder/máster/avançado.
Esta carta de autorização deverá ser entregue ao seu regional o quanto antes. Os requisitos do cartão de líder/máster/avançado só valerão após a entrega da carta que, lógico, estará datada com o início de suas atividades.
A região só validará os requisitos que forem cumpridos após a data que consta na carta de autorização.

  • BUSQUE UM ORIENTADOR
A melhor e mais tranquila maneira de concluir com sucesso o seu portfólio é tendo um orientador para te guiar. Procure alguém que já possua a classe que você aspira ter.
Seu orientador irá tirar suas dúvidas, ler seus relatórios, suas reações à leitura e dar dicas para que seu trabalho fique show de bola. Então procure alguém desenrolado que possa te ajudar e tenha disponibilidade para isso.
Pode ser alguém do seu clube, do seu distrito, da sua região. Não esqueça de informar ao seu regional quem é o seu orientador e, caso você não tenha ninguém em mente, o regional te recomendará alguém ou ele próprio será seu orientador.

  • TENHA UM CADERNO PARA ANOTAÇÕES (ou use o celular, se preferir)
No período de construção do seu portfólio você irá participar de várias palestras, cursos e eventos que precisarão ser relatados no portifa. Então ande sempre com um caderninho de anotações exclusivo para isso. Anote t u d o: qual foi o curso, onde foi, datas, quem palestrou, tema da palestra e o que você conseguiu extrair dela. Isso vai facilitar a sua vida na hora de fazer os relatórios no portfólio.
Caso você use o celular para fazer essas anotações, sempre salve os arquivos na nuvem.

  • FOTOGRAFE TUDO
Tão importante quanto anotar sobre palestras e eventos que você participou é fotografar tudo. No portfólio você sempre precisará comprovar a participação nos cursos, palestras, atividades no seu clube, através de fotos e dos certificados (GUARDE OS CERTIFICADOS!), então é muito importante que você tenha esses registros muito bem guardados.
E, para você que é instrutor de classe, lembre sempre de fotografar algumas reuniões com seus desbravadores. Você irá usar isso no portfólio também.

  • SALVE SEUS ARQUIVOS NA NUVEM
Não confie em pen drives, hds externos, celulares, nem mesmo no seu computador. Eles podem te deixar na mão de uma hora pra outra. Por isso, salve t u d o na nuvem. Fotos, arquivos, cada vez que digitar algo no seu portfólio... vai salvando tudo lá no google drive ou em outro local online.
Construir o portfólio de líder é menos complicado do que a gente pensa. Se você estiver ativo dentro de um clube ou coordenação regional, cumprirá os requisitos do cartão naturalmente. Uma ou outra coisinha (como as provas de líder) que são bem mais específicas, mas o resto são atividades que você já cumpre dentro do planejamento do clube. E então só precisará organizar as ideias e juntar tudo no doc. E seguindo essas dicas aí é sucesso!

Algumas fotos do meu portfólio:

E é isso, minha gente! Não esquece de conferir mais dicas no vídeo abaixo, beleza?
E por hoje é só. Tchau :)


Dá uma olhada nesses também, ó:

0 comentários

comentário(s) pelo facebook: